1º ano - A história da escrita

Publicada em 23/02/2018

• 1º ano - A história da escrita

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental tiveram uma aula de História muito importante: conheceram a evolução do processo da escrita desde os homens e mulheres das cavernas até a modernidade, através de vídeos.

Com o objetivo de compreender a origem e a importância desta forma de comunicação e reconhecer-se como agentes deste processo histórico, as turmas tiveram a oportunidade de conhecer o “caderno de pedra”, utilizado por nossos antepassados.

Na época da utilização do “caderno de pedra” o papel era artigo raríssimo. A pedra ardósia foi utilizada como suporte onde os alunos registravam, igualmente com um lápis de pedra, as lições passadas pela professora. Era necessário que os registros fossem memorizados (decorados) e, posteriormente, apagados.
Os alunos revelaram curiosidade diante da peça histórica e tiveram a oportunidade de construir novos conhecimentos a partir da interação com o material concreto.

Google for Education