9º Seminário Regional de Ensino Religioso da Scalifra-ZN

Publicada em 01/07/2019

• 9º Seminário Regional de Ensino Religioso da Scalifra-ZN

No dia 6 de julho, sábado, acontecerá o 9º Seminário Regional de Ensino Religioso da SCALIFRA-ZN, no Colégio Franciscano Sant’Anna, na cidade de Santa Maria – RS. O evento terá como tema “Educação Franciscana: um caminho para a sustentabilidade”.

Em preparação ao seminário, foram realizados estudos de algumas obras: São Francisco de Assis e a Ética Global, de Martin Carbajo Núñez, Saber Cuidar – ética do humano, compaixão pela terra, de Leonardo Boff, Anais do 7º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas da Scalifra-ZN (com o tema Sustentabilidade da Vida), entre outras. O estudo das obras fundamentou a realização de várias práticas pedagógicas nas escolas e algumas serão socializadas durante o seminário.

No seminário acontecerá a realização de uma palestra de aprofundamento do tema, com o Prof. Dr. Marcos Alexandre Alves, da Universidade Franciscana, a troca de experiências com a socialização de práticas pedagógicas, além de momentos celebrativos.

O evento é organizado em nível de rede e reunirá professores de Ensino Religioso, professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como coordenadores, orientadores educacionais e diretores das escolas da rede. Na rede de escolas da SCALIFRA-ZN são realizados três regionais, agrupando as escolas por proximidade geográfica:

- Regional Centro-oeste: sediado no Colégio Franciscano Imaculada Conceição, em Dourados, MS. Participarão desse regional os professores do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo (Guaíra –PR), da Escola Franciscana Imaculada Conceição (Dourados – MS) e da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima (Brasília – DF). Esse regional acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro.

- Regional Sul: sediado no Colégio Franciscano Espírito Santo, em Bagé – RS. Participarão desse regional os professores do Colégio Franciscano Espírito Santo (Bagé – RS), do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (Canguçu – RS) e da Escola de Ensino Fundamental São Francisco de Assis (Pelotas – RS). Esse regional acontecerá no dia 24 de agosto.

- Regional Centro e Noroeste: sediado no Colégio Franciscano Sant’Anna, em Santa Maria, RS. Participarão desse regional os professores do Colégio Franciscano Sant'Anna (Santa Maria – RS) e do Colégio Franciscano Santíssima Trindade (Cruz Alta – RS). Esse regional acontecerá no dia 6 de julho.